Depois que a Apple descobriu que o Brasil existe, ela parece ter descoberto que as pessoas aqui ganham dinheiro e querem gastá-lo com seus produtos. Como um projeto diferente do que acontece em outros países, aqui a Apple tem ampliado sua linha de revenda e escolheu um deles, a rede Fnac, para ser sua loja mais qualificada.
Inaugurada inicialmente em março de 2008, a primeira Apple Shop na Fnac do Barra Shopping, no Rio de Janeiro, vendeu nos primeiros quatro meses três vezes mais produtos e os visitantes das lojas dobraram, segundo informações do Terra.
Seguindo a mesma linha, as lojas Fnac de São Paulo, Curitiba e Brasília também receberam suas Apple Shops nessa última sexta-feira, 8 de agosto. Aqui em Brasília, a loja foi aberta desde a última semana (eu já tiha visitado “acidentalmente” no dia 2 de agosto). Aconteceu um coquetel de abertura, com direito a uma fita cortada simbolicamente.
Estavam presentes no evento o gerente da Fnac Brasília, e representantes da Cetelem (operadora do cartão Aura, utilizado na Fnac). O coquetel seguiu o padrão das noites do associado Fnac com garçons, champanhe, suco natural, refrigerante, água… Houve também a distribuição de chocolates com a marca da Fnac (veja a foto a seguir). Muitos esperavam o sorteio de brindes como camisetas, canetas, iPods ou mesmo MacBooks, coisa que não aconteceu. A cerimônia de abertura em si foi rápida.
A inauguração contou com a distribuição de chocolates personalizados da Fnac, além do tradicional coquetel.
Mas não viemos aqui para falar de comes e bebes e sim da loja. Pois bem: pode tirar da mente as lojas do estilo da Apple Store de Nova Iorque. As Apple Shops são apenas um espaço reservado dentro da Fnac. A minha impressão desde a primeira vez que fui até o dia da inauguração foi que os produtos foram apenas colocados em cima de mesas bonitas (próximo de maçãs iluminadas ao fundo). Não posso negar que o esforço foi proveitoso e uma grande evolução, mas foi decepcionante.
Os iPods, ao menos por enquanto, ainda estão longe da Apple Shop (estão expostos apenas na área de Imagem & Som) e os iMacs e MacBooks são os mesmos que já existiam. A única coisa que vi de novo em relação a produtos foi a existência de adaptadores, cabos e docks, antigamente muito difíceis de encontrar por aqui.
Agora parece que o funcionário responsável pela Apple ficará sempre lá (eles ficavam algumas vezes, outras não. Eu comprei o meu com um vendedor comum…). Outra mudança é que os produtos em exposição pode ser tocado, mexido, manipulado, sem aquelas irritantes esquifes de acrílico.
Espero que a abertura da Apple Shop, o aumento de distribuidores de produtos Apple (eu vi um MacBook Air sendo vendido no Carrefour) e a inauguração da iTunes Store Brasil seja uma estratégia da Apple para melhorar sua distribuição do iPhone 3G e deixar para trás o karma de deixar o Brasil ter o iPod mais caro do mundo. Enquanto isso, vamos esperar que a empresa descubra que no Brasil também se compra música digital.
eu tambem acho….
Inaugurada a Apple Shop de Brasília – Macbook 2008 ♦ Apple MacBook and MacBook Pro News…
[...] an interesting post was made today on this site [...]……
Comentarios à parte, aonde foi inaugurada a loja apple de Brasília?
@gabriel: conforme explicado aí em cima, a Apple Shop é um espaço na Fnac dedicado a Apple. O nome, os móveis e os funcionários foram todos vistos pela Apple para que pudesse ser aberta.
Não chega nem perto de uma Apple Store, mas é o mais próximo, por enquanto.
gostaria de saber se vocês tem bateria para o mp3 da mac para vender e quanto é vou precisar de duas unidades
bateria para o ipod eu encontro com vocês?
Gostaria de saber se compro com vcs o carregador de bateria do iphone/Apple
Gostaria de saber o preço do IPHONE 4S e se vocês tem de pronta entrega na
Fnac