O padrão de telefonia móvel europeu GSM virou padrão no Brasil, desbancando o CDMA (padrão americano) que também é da mesma geração. Uma evolução do GSM que o nosso país já está vivendo hoje é o 3G, que funciona como uma extensão ao GSM para transferência de dados em alta velocidade através de torres celulares.
Em Outubro de 2004, quando estava na faculdade o GSM estava entrando no Brasil e muitos celulares analógicos (TDMA) estava ativos. Poucos anos antes, a TIM havia desembarcado no Brasil como a primeira operadora GSM que iniciou o uso de chips para os celulares. Nessa época, a Vivo iniciava sua campanha para migração de TDMA para CDMA. O padrão mudou, mas a tecnologia ainda está aí.
Nesse período, fiz uma pesquisa “um pouco fora dos padrões” para uma disciplina da faculdade junto com um colega que explica tecnicamente o funcionamento do esquema celular utilizado na telefonia móvel e os diferenciais entre GSM, CDMA, TDMA, 3G e etc.
Publiquei a pesquisa recentemente no Google Knol. É um texto técnico e interessante. Se você tiver interesse, acesse nesse endereço:
http://knol.google.com/k/rodrigo-vieira/sistema-de-telefonia-mvel/3i841c37fp2ue/3#
Você pode conferir essas e outras publicações minhas aqui no site.
1appurtenances…
…