Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Fim do acordo Google-Yahoo

09/11/2008 as 21:08

Em junho o Google havia anunciado um acordo com o Yahoo! para disponibilizar anúncios nas páginas de busca do concorrente. Muito se falou desse acordo, principalmente após o Yahoo! ter negado sua compra pela Microsoft e o primeiro interessado na empresa seria o Google.

A lei americana, no entanto, não permite que seja criado um grupo que evidencie monopólio. Para entrar nessa briga, a Microsoft alegou que o Google seria um monopólio na área de anúncios pela Web, uma vez que já havia inclusive concluído a compra de um dos mais antigos e populares concorrente do setor, a DoubleClick.

O Google recorreu e até criou um site especial explicando essa parceria e porque isso não era monopólio (em resumo: o Google explicava que não era responsável por todos os anúncios da página do Yahoo! que mantinha controle total das principais áreas do seu site, inclusive os anúncios nos resultados da busca).

A repercussão do acordo mesmo depois disso tudo não foi boa. Sempre haviam dúvidas em relação ao rumo de controle absoluto o Google estava tomando. Muito se especulou sobre os atos do Google.

Nessa semana no entanto, o Google anunciou que estaria acabando o acordo. Em resposta oficial, a empresa disse que o acordo estava muito desgastado por brigas judiciais e pelos atuais clientes do Yahoo!, que não se mostraram muitos satisfeitos com a provável parceria.

Uma grande pena para o Yahoo!, que (sabiamente) se negou a ficar ao lado da Microsoft porém perdeu um grande investimento que até poderia ajudar a empresa a colocar as verbas em dia. Pessoalmente, ainda acredito que o Yahoo! possui criatividade o bastante para manter-se por si só no mercado por mais algum tempo. O Flickr, produto do Yahoo! é um exemplo de trunfo a ser explorado, desde que se escute os usuários, muitos inclusive assinates pagos. Vejamos se o que o mercado vai fazer com o futuro do Yahoo!.

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar