Para os que fizeram faculdade de informática um dos princípios do software é que ele não se degrada com o tempo, no entanto parece que essa regra não é sempre válida.
Após alguns anos de uso o sistema operacional que usamos em casa parece ficar mais lento e é claro que estou falando do Windows. Desde os primórdios do Windows 95 é comum termos que reinstalar o sistema para que o computador fique mais rápido.
Após um longo período de uso o sistema acaba mantendo arquivos temporários, atualizações e arquivos órfãos de instalações de programas do dia-a-dia. Alem disso, devido ao sistema de arquivos os HD acaba ficando fragmentado o que faz com que o sistema leve mais tempo para vasculhar as informações do HD. O registro do Windows começa a ficar grande e acumula preferências de programas que não estão mais instalados.
Alguns podem dizer até que a fragmentação não é exatamente um problema de software porque depende do hardware do HD, porém, repare que a evolução dos sistemas operacionais modernos sempre vem junto com uma nova versão de sistemas de arquivos.
Se o software não se degrada mesmo, por que temos que fazer manutenções preventivas no sistema operacional? Não é comum ver alguém tirar um dia para rodar o Scandisk, o Defrag e o anti-vírus? Será que um dia chegaremos ao ponto de não termos que nos preocupar com isso? Sim, já chegamos inclusive ao ponto de não precisar desfragmentar o HD faz algum tempo. Uma maçã (virtual) para quem acertar como.
Ai ai ai ai ai ….. nem merece comentários…
3dilettante…
…